Abrindo...

A Importância de Brincar na Educação Infantil


Brincar é uma realidade cotidiana na vida das crianças e para que isso aconteça é necessário que não sejam impedidas de exercitarem a imaginação.
A imaginação é um instrumento que permite às crianças relacionarem seus interesses e suas necessidades com a realidade de um mundo que pouco conhecem,
É um meio que possuem para interagir e aos poucos compreendê-lo.

 As brincadeiras possibilitam que as crianças explorem as diversas possibilidades do seu corpo, explorando diferentes ambientes e objetos, exercitando movimentos mais amplos(pular num pé só, correr, dar cambalhotas, etc.), aprender as características de determinados objetos.

Estabelecer relações afetivas:

___ Expressar suas emoções, cooperar com os colegas, participar da construção das regras na organização das brincadeiras, resolver conflitos que estão ao seu alcance, manifestar suas preferências fazendo as suas próprias escolhas.
 
A brincadeira é para as crianças um espaço de investigação e construção de conhecimento, onde a criança expressa, de modo simbólico, seus desejos, medos, sentimentos a partir das experiências que vive.

É pensando nisso que as brincadeiras de “faz-de-conta” têm espaço privilegiado na rotina do maternal iii. As crianças gostam de brincar de “casinha” representando papéis, tomam conta a seus filhos, preparam comida, dão banho, colocam para dormir, agindo como seus pais nessas situações.



Nossa sala se transforma quase que em uma casa de verdade. As mesas, com a ajuda de panos e colchões, se transformam em camas espetaculares, cadeirinhas em fogões, tábuas de passar roupas e muito mais. As crianças adoram! A brincadeira é desta forma, tem espaço de aprendizagem e alegria, em um contexto significativo.
notícia 701723429790858410

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Notícias por E-mail

ADS

Notícias Populares